O Sport ficou em situação ainda mais dramática no Brasileirão depois da derrota por 3 a 1 para o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, na última quarta-feira, 8, em jogo atrasado válido pela 14ª rodada.
Com isso, a equipe pernambucana estacionou em 16 pontos, com apenas duas vitórias em 26 jogos disputados, e tem remotas chances de se salvar do rebaixamento à Série B.
O primeiro time fora da zona de rebaixamento atualmente é o Santos, com 28 pontos (12 a mais que o Sport). Restando apenas 12 jogos, o Leão precisará de uma arrancada heroica para se salvar da degola.
De acordo com as últimas atualizações do estudo de probabilidades do futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport tem 98.7% de chances de rebaixamento, seguido pelo Juventude (82%), Vitória (78.6%) e Fortaleza (72,9%).
De quantos pontos o Sport precisa?
Historicamente, 45 é conhecida como a pontuação mágica no Brasileirão, com a qual nenhum time pode ser rebaixado após 38 rodadas.
Para chegar até lá, o Sport, que tem apenas 16, precisaria de:
- 10 vitórias em 12 jogos
- 9 vitórias e 2 empates em 12 jogos
Ou seja, o Sport precisaria de uma arrancada semelhante ao do Corinthians no ano passado, quando a equipe paulista enfileirou nove vitórias seguidas, igualando o recorde estabelecido pelo Inter de 2020 e pelo Atlético-MG de 2021.
É matematicamente possível, no entanto, escapar com menos que 45 pontos. Até hoje, quem menos pontuou e conseguiu se salvar no atual formato da Série A foi o Ceará, que fez só 39 pontos em 2019.






