Depois de alguns anos de sofrimento, a torcida do Cruzeiro desfruta de um momento bastante promissor. Sexto colocado do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Fernando Seabra desde o fim do Campeonato Mineiro vem apresentando um bom futebol e tende a melhorar com a chegada de reforços.

Com a venda da SAF do clube de Ronaldo Nazário para Pedro Lourenço, a capacidade de investimento no elenco aumentou. Até o momento, o clube, que tem a figura do diretor executivo Alexandre Mattos em suas negociações, já fechou sete novos reforços: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os meio-campistas Walace, Matheus Henrique e Fabrizio Peralta e os atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das notícias

Entre eles, apenas o volante paraguaio Peralta ainda não foi inscrito no BID. Assim, pelo menos legalmente, Fernando Seabra já poderia escalar os outros seis reforços. Contudo, de acordo com o técnico, apenas Cássio já tem condições de atuar, o que adia um pouco a “dor de cabeça” para encaixar as peças em um time que já está entrosado.

Como o treinador Fernando Seabra pode escalar o time com as novas peças:

O Cruzeiro venceu três dos últimos cinco jogos, sendo a fase atual de dois êxitos consecutivos. Mais recentemente, o time tem sido escalado em um esquema com quatro defensores, um volante de contenção, dois meio-campistas de mobilidade, dois pontas e Matheus Pereira flutuando entre as funções de armador e de falso 9 (como na imagem abaixo).

Vale ressaltar que Juan Dinenno, principal centroavante do grupo antes da janela, está em processo de recuperação de uma lesão. Isso também ajuda a explicar a alternativa de um time sem uma referência e deixa em aberto a possibilidade de um sistema com um “9 de ofício” no futuro.