O Juventude voltou a festejar no Maracanã. O clube gaúcho entrou em campo nesta quarta-feira, 7, pelas oitavas de final da Copa do Brasil podendo perder por até um gol de diferença para se classificar. Mesmo assim, soube sofrer, segurou a pressão, e empatou em 2 a 2, eliminando o Fluminense no mesmo mítico estádio onde conquistou a edição de 1999 contra o Botafogo. 

O jogo foi marcado por muitos lances de tensão, com gols no final da partida, e um ambiente eletrizante para os torcedores presentes, que terminaram vaiando o Fluminense na saída. 

Início do jogo e escalações

Os times entraram em campo com as seguintes formações:

  • Juventude: Gabriel Vasconcelos; Ewerton, Rodrigo Sam, Zé Marcos, Alana Ruschel; Jádson, Thiaguinho, Lucas Barbosa, Luis Mandaca e Erick Farias; Edson
  • Fluminese: LéoFábio; Diogo Barbosa, Thiago Santos, Thiago Silva e Samuel Xavier; Matheus Martinelli, André; Ganso; Kevin Serna e Jhon Arias; Kauâ Elias.

Como foi o confronto

Logo nos primeiros minutos de jogo, o Juventude mostrou a que veio. Aos 5 minutos, Lucas Barbosa subiu mais alto que todos em uma cobrança de escanteio feita por Alan Ruschel e abriu o placar para os visitantes. Com essa vantagem, a equipe gaúcha recuou e manteve uma postura defensiva, explorando contra-ataques.

A estratégia do Juventude foi bem-sucedida durante todo o primeiro tempo. O Fluminense, com maior posse de bola, não conseguiu criar chances claras de gol e foi ameaçado por perigosos contra-ataques do Juventude. O goleiro Fábio precisou intervir em duas ocasiões para evitar que os visitantes ampliassem a vantagem.

Na volta do intervalo, as mudanças feitas pelo técnico Mano Menezes surtiram efeito. Com as entradas de Lima e Keno, o Fluminense passou a ser mais incisivo e criou boas oportunidades para empatar a partida. No entanto, o goleiro Gabriel, do Juventude, fez grandes defesas, incluindo uma cobrança de falta de Ganso e um chute de Kauã Elias.

Os 5 minutos de Marcelo

Durante grande parte do mês passado, o lateral-esquerdo Marcelo esteve fora das opções de Mano Menezes devido a um problema na coxa. Mesmo relacionado contra o Bahia no último fim de semana, Marcelo permaneceu no banco durante toda a partida de 90 minutos, sem chances de entrar em campo.

Aos 11 minutos do segundo tempo, Mano Menezes optou pela entrada de Marcelo no lugar de Diogo Barbosa. No entanto, a alegria durou pouco, pois o camisa 12 precisou ser substituído aos 16 minutos devido a uma lesão.