A CBF confirmou na manhã desta quarta-feira, 1, a reformulação para um novo calendário do futebol brasileiro. O Brasileirão começará em janeiro e será disputado junto ao estadual, que sofreu redução de datas. Houve também mudanças na Copa do Brasil, com times da elite entrando a partir de uma 5ª fase na competição, com final única fechando a temporada.
Campeonatos inferiores como a Série C e D, além de Copa do Nordeste, também sofreram alterações significativas no formato. O novo calendário entra em vigor a partir da próxima temporada, em 2026, com um ciclo que segue até 2029. Isso porque a CBF levou em consideração as competições e calendário planejado por Fifa e Conmebol.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Quais os desfalques e dúvidas de Ancelotti para convocar seleção brasileira?
“Essas mudanças tem dois motivos: reduzir a carga de jogos para os times da elite e aumentar acesso a competições nacionais para os times que por décadas ficam boa parte do ano sem calendário”, disse Samir Xaud, presidente da CBF. O mandatário ainda finalizou: “2026 ainda será um ano de transição. Toda caminhada precisa de um primeiro passo, que está sendo dado hoje”.






