Na temporada de 2007, o América-RN estabeleceu um recorde negativo no Campeonato Brasileiro ao sofrer 29 derrotas em uma única edição do torneio. Esse feito permanece como o maior número de derrotas já registrado por um clube em uma temporada de pontos corridos.

Com uma campanha de 4 vitórias, 5 empates e 29 derrotas, o time potiguar acumulou apenas 17 pontos, o que resultou em seu rebaixamento para a Série B. Esse desempenho negativo reflete as dificuldades enfrentadas pelo clube durante aquela edição do campeonato.

Da derrota ao rebaixamento: As equipes com as piores campanhas do Campeonato Brasileiro.
Camisa do América-RN – Fonte: Instagram/@americafcnatal

Chapecoense (2021): a pior campanha da história?

Em 2021, a Chapecoense superou o recorde do América-RN ao estabelecer a pior campanha da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Com apenas 15 pontos conquistados, fruto de 1 vitória, 12 empates e 25 derrotas, o clube catarinense teve desempenho abaixo das expectativas.

Esse desempenho resultou no rebaixamento precoce da equipe, que teve sua queda confirmada faltando sete rodadas para o término da competição. A Chapecoense encerrou a temporada com a pior campanha da história da competição.

Da derrota ao rebaixamento: As equipes com as piores campanhas do Campeonato Brasileiro.