O Flamengo reclamou publicamente e manifestou desconforto por conta de uma “ação surpresa” realizada nesta sexta-feira, 17, no Ninho do Urubu, pela Autoridade de Controle Antidopagem (ABCD).

Segundo o clube, a visita de agentes do órgão durante a atividade atrapalhou a preparação da equipe para a decisiva partida contra o Palmeiras, que ocorre no domingo, 19, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O confronto é considerado uma “final antecipada” do Brasileirão, uma vez que os postulantes ao título estão separados por apenas três pontos.

O Rubro-Negro afirmou que a visita surpresa “desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo”.

Porém, horas depois, foi a vez do Palmeiras receber a visita de agentes da ABCD. Segundo o clube, a ação surpresa aconteceu na tarde desta sexta-feira, 17.

Na nota, o Flamengo diz que a intervenção interrompeu o aquecimento, impediu os exercícios de ativação e atrasou o início das atividades. O clube ainda registra que “três assistiram integralmente às movimentações táticas da equipe antes de um compromisso decisivo no fim de semana”.

A equipe carioca recorda também que nesta mesma semana já havia sido testada pela Conmebol, em procedimento que envolveu os quatro semifinalistas da competição, que ainda conta com Palmeiras, LDU e Racing.

“O Flamengo reitera seu compromisso inabalável com a transparência e com o combate ao doping no esporte, mas entende que tais ações devem observar os princípios de isonomia, planejamento e respeito à privacidade técnica”, concluiu o clube.

Atual segundo colocado na competição, com 58 pontos, o time tenta igualar o Palmeiras, líder com 61. Após dois tropeços consecutivos, a equipe dirigida por Filipe Luís venceu o clássico contra o Botafogo, fora de casa. O Verdão, por sua vez, goleou o Red Bull Bragantino em casa.