John Textor, dono da SAF do Botafogo, voltou a causar polêmica ao publicar em seu site oficial acusações contra o Palmeiras, sugerindo que o clube teria sido beneficiado por dois anos consecutivos. Sem apresentar provas, o empresário afirmou que cinco jogadores do São Paulo teriam manipulado a derrota por 5 a 0 diante do rival no Brasileirão de 2023.

As acusações dizem que especialistas e inteligência artificial confirmaram com “100% de certeza” a manipulação. Textor também voltou a citar a vitória do Palmeiras sobre 0 Fortaleza, por 4 a 0, em 2022. Na ocasião, o Verdão foi a campo já como campeão. Além disso, o americano afirma que árbitros participaram de manipulações na competição.

VÍDEO: ASSISTA AOS LANCES DE PALMEIRAS 5 X 0 SÃO PAULO

Textor não revelou a identidade dos atletas do São Paulo que, segundo ele, teriam participado da manipulação, pois “nomes dos acusados são, e sempre deverão ser, omitidos” e “essas provas devem ser apresentadas apenas para procuradores e investigadores governamentais”.

As alegações geraram imediata reação dos clubes. Por meio de nota oficial, o São Paulo repudiou as acusações e anunciou medidas legais contra o empresário. O Fortaleza também se pronunciou e prometeu acionar a justiça.

https://www.instagram.com/p/C5O_xF7xq-I/?igsh=bHY0Z2FpOW1zNWo4

Antes de citar os jogos, Textor já havia afirmado que houve manipulação. Em entrevista ao Canal do Medeiros, no YouTube, o dirigente disse que defenderia a honra do Botafogo e que já enviou as provas às autoridades. No entanto, não houve nenhum tipo de confirmação oficial.

O Palmeiras, por sua vez, também respondeu prontamente acusações de Textor, definindo-o como um “caricato cartola”.

“O Palmeiras vem adotando todas as medidas jurídicas cabíveis contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, e não pretende se manifestar novamente sobre a bizarra tentativa do caricato cartola de justificar a perda do título brasileiro de 2023. Confiamos que as autoridades competentes tomarão as providências necessárias com a urgência que o tema exige”, afirmou o último bicampeão brasileiro.

Anteriormente, o dono da SAF botafoguense já havia se envolvido em polêmica com Leila Pereira, presidente alviverde.

Confira, abaixo, a alegação de Textor contra São Paulo e Palmeiras: