O Fluminense corre sérios riscos de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, neste domingo, 8. Caso o Tricolor seja derrotado pelo Palmeiras, e Athletico Paranaense ou Red Bull Bragantino vençam seus compromissos, o time de Laranjeiras amargará o terceiro rebaixamento concreto de sua história.

A equipe carioca foi rebaixado da primeira divisão em 1997 e da segunda divisão em 1998. Além disso, em 1996, o Fluminense chegou a cair, mas após acusações de suposto esquema de arbitragem  a CBF cancelou os descensos da edição.

Da mesma forma, em 2013, uma decisão judicial impediu o Tricolor de cair mais uma vez. Na ocasião, a queda foi cancelada após a Portuguesa ser punida com a perda de quatro pontos pela escalação de Heverton, suspenso, o que tirou os cariocas do Z4.

O descenso em 2024, porém, também representaria uma outra marca negativa. Fluminense seria o primeiro campeão da Copa Libertadores a amargar tamanho revés no ano posterior ao título.

A virada de mesa de 1999

Um longo calvário marcou o fim dos anos 90 do Flu. Rebaixado para a Série B em 1997 e para a Série C em 1998, o Tricolor retornou à elite nacional após vencer a terceira divisão de 1999.

O drama do Tricolor das Laranjeiras foi contado nas páginas de PLACAR. Convém lembrar que naquela época o Brasileirão tinha outro formato, mais curto.

Desta forma, o Fluminense mal teve tempo de assimilar a presença na Série B de 1998 e já estava condenado novamente. Na edição de 1º de agosto de 1998, a revista publicou os “10 mandamentos do Fluminense”, que acabariam não se concretizando; confira:

Não será fácil a vida do técnico Delei, do Fluminense, na Segunda Divisão. Craque campeão brasileiro pelo clube, em 1984, Delei foi chamado para ajudar o Flu a recuperar a auto-estima. Longe de contar com um grande time, o novo treinador criou um manual de sobrevivência na Segundona:

1. Nenhum jogador deve se deixar levar pelo complexo de Segunda Divisão. O importante é jogar de cabeça erguida.
2. Devemos evitar jogadas de choque. Choque é para o time da Light.
3. Conhecer os adversários é fundamental.
4. Nossa maior arma deve ser a velocidade de nossos jogadores.
5. A diretoria precisa nos dar segurança fora de campo.
6. Devemos jogar no Maracanã, e não em Laranjeiras.
7. Vamos valorizar a técnica de um Donato, de um Roni, de um Magno Alves.
8. Ter um conjunto forte é prioridade.
9. O Fluminense vai dar espetáculo, e não entrar no clima de violência dos adversários.
10. Respeitar a camisa tricolor acima de tudo