O Corinthians está próximo de anunciar a contratação de Memphis Depay. Com passagens por Barcelona e Atlético de Madrid, o atacante holandês de 30 anos deve se tornar um dos oito atletas europeus em atividade no atual Campeonato Brasileiro.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Ao ser anunciado, ele encopar a lista com outros atletas de mais seis nacionalidades diferentes. No momento, o Brasileirão conta com dois franceses (Dimitri Payet, do Vasco, e Mohamed Al Arouch, do Botafogo), um dinamarquês (Martin Braithwaite, do Grêmio), um português (Tobias Figueiredo, do Criciúma), um norte-irlandês (Jamal Lewis, do São Paulo), um espanhol (Héctor Hernández, do Corinthians) e um suíço (Maxime Domínguez, do Vasco).

Ainda que não se trate de uma novidade, tendo em vista a presença de europeus desde os primórdios do esporte no país, o movimento tem se tornado mais comum. Um dos fatores que explicam esse crescimento é o aumento do limite de estrangeiros, o que permitiu o maior investimento dos clubes em mercados além da América do Sul.

PLACAR relembra alguns famosos – e os nem tão famosos – que passaram pelo futebol brasileiro neste século. Confira:

Clarence Seedorf (Botafogo)

Nascido em Suriname e naturalizado holandês, o lendário meio-campista do futebol ainda passou pelo Botafogo antes de se aposentar. Entre 2012 e 2013, fez 81 jogos, com 24 gols marcados e 13 assistências.

Seedorf em clássico com o Flamengo em 2012, ano de sua chegada ao país - Kaio Lakaio/Placar