A derrota por 1 a 0 para o Vitória na última segunda-feira, 20, no encerramento da 29ª rodada do Brasileirão, impôs ao Santos bem mais do que uma frustrada noite diante de 11.775 torcedores na Vila Belmiro.

Empolgado pelo triunfo por 3 a 1 no clássico com o Corinthians cinco dias antes, o Peixe recebeu um balde de água fria no projeto de arrancada e agora teme pela própria permanência na elite do futebol nacional.

Restando nove rodadas para o fim, mas com uma partida a mais por fazer, por conta de um jogo atrasado com o Palmeiras, o time terá uma difícil sequência na competição nacional: Botafogo (F), Fortaleza (C), Palmeiras (F), Flamengo (F), Palmeiras (C), Mirassol (C), Internacional (F), Sport (C), Juventude (F) e Cruzeiro (C).

Dos próximos cinco jogos, três acontecerão diante de Flamengo e Palmeiras, que compartilham a liderança do torneio com 61 pontos – separados apenas pelo critério de desempate. O Peixe encara os dois rivais fora de casa e faz uma última partida contra o Verdão, esta na Vila.

Time do Santos que atuou contra o Vitória, na Vila; torcedores deixaram estádio revoltados - Raul Baretta/Santos FC

Time do Santos que atuou contra o Vitória, na Vila; torcedores deixaram o estádio revoltados – Raul Baretta/Santos FC

Outro compromisso considerado difícil será já o seguinte, contra o Botafogo, fora de casa, no gramado sintético do estádio Nilton Santos. A projeção é para que o time ainda não conte com Neymar, que está em reta final de recuperação de lesão grau 2 no músculo reto femoral da coxa direita e só , segundo informações do jornalista Ricardo Martins, da .