O Vasco de Fernando Diniz perdeu por 1 a 0 para o Bahia no último domingo, 23, e aumentou a sequência negativa no Brasileirão. O Cruzmaltino foi a cinco derrotas consecutivas e despencou na tabela, estacionado nos 42 pontos e ainda com chances de rebaixamento.

O Vasco decolou no campeonato a partir das 22ª rodada, quando venceu o lanterna Sport fora de casa. Em 10 jogos, Fernando Diniz conseguiu fazer o time carioca decolar na tabela e brigar por vaga na Libertadores: foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota (para o então líder Palmeiras).

A situação mudou drasticamente depois da vitória para o Bragantino, no dia 26 de outubro. O Cruzmaltino perdeu: São Paulo, Botafogo, Juventude, Grêmio e Bahia. Ainda estacionado nos 42 pontos, as chances de rebaixamento voltaram e agora são de 2,6%, de acordo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O próximo jogo dentro de casa pode ser decisivo. Isso porque o Vasco tem um confronto direto na parte de baixo da tabela com o Internacional. O encontro pode complicar de vez o perdedor, seja quem for. Na sequência, o Vasco ainda tem o Mirassol em São Januário e fecha o campeonato fora de casa contra o Galo.

Apesar de dois duelos em casa, o Vasco tem uma das piores campanhas como mandante – apenas a 16ª no campeonato: são sete vitórias, quatro empates e seis derrotas, 25 pontos conquistados e 26 pontos desperdiçados.

Os próximos jogos do Vasco

Vasco x Internacional – 28/11, às 19h30

Vasco x Mirassol – 02/12, às 19h

Atlético x Vasco – 07/12, às 16h