Em uma atuação eficiente e cirúrgica, o Vasco soube aproveitar um erro individual crucial para derrotar o vice-líder Cruzeiro por 2 a 0, na tarde deste sábado, 27, em São Januário. Diante de sua torcida, o time comandado por Fernando Diniz abriu o placar com Rayan no início do jogo e contou com uma falha bizarra de Matheus Henrique, que acabara de entrar, para Paulo Henrique selar a vitória na segunda etapa. O resultado freia a sequência de quatro vitórias da Raposa e dá um respiro importante para o Cruzmaltino na tabela do Brasileiro Série A.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Gol no início e pressão mineira

O Vasco não demorou a mostrar suas intenções. Logo aos 7 minutos, em uma bela jogada que começou com a inversão de Puma Rodríguez, Paulo Henrique aproveitou uma falha de marcação de Kaiki e cruzou na medida para Rayan cabecear para o fundo das redes, abrindo o placar. O gol precoce não intimidou o Cruzeiro, que, empurrado pela boa fase, partiu para cima. A equipe mineira criou diversas oportunidades, assustando com William em cobrança de falta, Fabrício Bruno em cabeçada livre e Matheus Pereira em chute perigoso de canhota, mas pecou na pontaria e parou em uma defesa vascaína bem postada.

Erro fatal define o placar

Na volta do intervalo, o cenário se manteve, com o Cruzeiro buscando o empate e o Vasco se defendendo. A Raposa teve a chance de ouro nos pés de Christian, que, livre na área, chutou por cima do gol. O goleiro Léo Jardim também foi exigido e fez grande defesa em finalização de Arroyo. No entanto, o golpe de misericórdia veio de forma inesperada. Aos 61 minutos, o técnico Leonardo Jardim promoveu a entrada de Matheus Henrique, mas, em sua primeira participação, o meia errou um domínio simples. Atento, Paulo Henrique roubou a bola e tocou na saída de Cássio para ampliar a vantagem e definir o rumo da partida.

Administração e festa em São Januário

Com 2 a 0 no placar, o Vasco controlou o jogo e ainda teve chances de ampliar em contra-ataques, mas David e Coutinho desperdiçaram. O Cruzeiro, abalado pelo segundo gol, não conseguiu mais se organizar, e o goleiro Léo Jardim apareceu de forma decisiva em uma defesa em cima da linha para garantir o resultado. Ao apito final, a torcida vascaína fez a festa em São Januário, comemorando uma vitória fundamental que afasta a equipe da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Vasco sobe para a décima posição, enquanto o Cruzeiro pode perder a vice-liderança ao final da rodada. Na próxima jornada, o time carioca visita o Palmeiras, e a Raposa encara o Flamengo, novamente no Rio de Janeiro.