Vitória e Bahia fazem na próxima quinta-feira, 16, no Barradão, um dos jogos mais aguardados da 28ª rodada do Brasileirão. A importância do Ba-Vi vai muito além da classificação, que tem o Leão da Barra tentando fugir da zona de rebaixamento e o Tricolor visando entrar no G4.

O Bahia leva vantagem no retrospecto do clássico jogado desde 1932: 196 triunfos, 153 derrotas e 154 empates, em 503 jogos. Além disso, o time dirigido por Rogério Ceni carrega sete jogos de invencibilidade no Ba-Vi, com três vitórias e quatro empates.

Alguns jogadores desafiaram a rivalidade e vestiram a camisa dos dois rivais. Um deles é o atual goleiro Ronaldo, do Bahia, que iniciou sua trajetória no Vitória antes de ir para o Atlético-GO.

Ronaldo, goleiro do Bahia, ex-Vitória - Letícia Martins/EC Bahia

Ronaldo, goleiro do Bahia, ex-Vitória – Letícia Martins/EC Bahia

Os vira-casacas do Ba-Vi

Relembre outros 9 grandes jogadores que pularam a cerca em Salvador:

Edílson

Natural de Salvador, o Capetinha iniciou sua carreira profissional no futebol do sudeste e estreou em sua cidade natal já veterano e pentacampeão com a seleção. Foi em 2004, pelo Vitória, ano em que conquistou o título baiano. Em 2010, vestiu a camisa do Bahia, já na reta final da carreira.