A LaLiga, da Espanha, e a Serie A, da Itália, estão prestes a cruzar fronteiras com jogos oficiais em outros continentes. Na tarde desta segunda-feira, 11, a Real Federação Espanhola de Futebol aprovou um jogo, válido pelo campeonato nacional, a ser disputado em Miami.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A decisão é inédita entre as principais ligas europeias e provoca discussão. A liga espanhola planeja realizar uma partida nos Estados Unidos, enquanto os italianos querem a Austrália como sede de um de seus jogos. Se confirmadas, essas iniciativas marcarão a primeira vez em que jogos válidos por pontos das duas nações serão disputados fora de seus países de origem.
Os dirigentes justificam a medida como um objetivo de expansão global de suas marcas, buscando novos mercados de torcedores e receitas ao redor do mundo. A proposta segue passos parecidos com ligas norte-americanas como a NFL e a NBA, que já organizam partidas oficiais fora de casa para conquistar fãs ao redor do mundo.
Barcelona e Villarreal seria o jogo histórico que marcaria essa mudança na Espanha, no Hard Rock Stadium, em Miami, no dia 20 de dezembro, em confronto válido pela 17ª rodada da temporada.
Tentativas anteriores fracassaram, na temporada 2018/19 cogitou-se que o duelo entre Girona e Barcelona fosse disputado em Miami. Na temporada 2019/20, o confronto entre Villarreal e Atlético de Madrid chegou a ser anunciado nos Estados Unidos Porém, ambos os planos esbarraram na negativa da federação.
A Federação Italiana de Futebol aprovou uma proposta para que o confronto entre Milan e Como, pela 24ª rodada da Serie A deste ano, seja disputado em Perth, na Austrália. O motivo é um pouco diferente, o estádio San Siro, casa do Milan, estará indisponível na época em que o jogo seria realizado por sediar a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.





