A corrida pela artilharia do futebol brasileiro em 2025 tem, até o momento, uma surpreendente liderança: o atacante Guilherme, do Santos. Autor de dez gols na temporada, o camisa 11 santista se aproximou em apenas 12 jogos do feito que precisou de 46 em 2024, quando terminou com 13 gols – a melhor de toda a carreira.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Com Neymar como garçom, a tendência é que o jogador possa continuar firme na disputa pela artilharia. No ano passado, ele foi responsável por dez assistências diretas para gols de companheiros. Esse ano, até o momento, não tem nenhuma.

A briga pela artilharia da temporada tem outro concorrente de peso: o atacante Hulk, que já marcou oito gols, mas pode ter a sequência comprometida devido a uma lesão muscular na coxa direita. Ele é dúvida para a final do estadual diante do América Mineiro.

Outros nomes conhecidos da Série A também começaram o ano embalados: casos do argentino Pablo Vegetti, autor de sete gols pelo Vasco, e do norueguês Martin Braithwaite, do Grêmio, que fez seis.

O último artilheiro do país, Yuri Alberto, autor de 31 gols em 2024, tem só três gols em 11 jogos. Curiosamente, o camisa 9 só balançou as redes em clássico, marcando duas vezes diante do Santos e uma no dérbi com o Palmeiras.

E há, também, alguns “ilustres desconhecidos”. PLACAR mostra como está a disputa pela artilharia do país:

1. Guilherme (Santos) – 10 gols

Guilherme do Santos multiplica sua letalidade e lidera a artilharia do ano