O Atlético Mineiro confirmou neste domingo, 24, a contratação do técnico Gabriel Milito. O anúncio acontece poucos dias após a demissão de Felipão e próximo das finais do Campeonato Mineiro, assim como da estreia na Libertadores. Com passagem pelo Argentinos Juniors, Milito é considerado um técnico dos mais promissores da nova geração argentina.

Milito deve estrear já no dia 30 de março, contra o Cruzeiro, na Arena MRV, pela ida da final do Campeonato Mineiro. O treinador já teria na sequência a estreia do Galo na Libertadores, em Caracas, na Venezuela, dia 4 de abril, e o jogo de volta da decisão do estadual, dia 7, no Mineirão.

Aos 43 anos, o técnico está sem clube desde que deixou o Argentinos Juniors, em agosto de 2023. Milito comandou El Bicho de La Paternal desde o início de 2021, somando 135 partidas. Foram 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas, totalizando 50,8% de aproveitamento.

No período, o time de Buenos Aires chegou a duas semifinais: da Copa da Liga Argentina de 2022 e da Copa Argentina de 2021. Em 2023, conduziu o Argentinos Juniors a uma vitória sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, pela fase de grupos da Libertadores. Acabou demitido dias depois de cair para o Fluminense nas oitavas da competição.

Ex-zagueiro de Independiente, da Argentina, Real Zaragoza e Barcelona, da Espanha, Milito iniciou sua carreira à beira do campo em 2015, no Estudiantes.

Depois, retornou ao Independiente para comandar a equipe, em 2017. Na sequência, treinou O’Higgins, do Chile, em 2018, e teve sua segunda passagem pelo Estudiantes, de 2019 a 2020.

Como jogam os times de Milito?

Especulado anteriormente em outros clubes brasileiros, Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.

Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos.