O Kairat venceu o Celtic nos pênaltis, nesta terça-feira, 26, e está garantido na fase de liga da Champions League 2025/26. Atual vencedor do Campeonato do Cazaquistão, a equipe entrou na primeira qualificatória e passou por quatro estágios antes de conquistar o feito histórico.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

A equipe de Almaty, maior cidade do país, localizado em sua porção oriental, jamais havia alcançado a fase principal do torneio. Nesta temporada, avançou eliminando o Olimpija, da Eslovênia; o KuPS, da Finlândia; o Slovan Bratislava, da Eslováquia; e o Celtic, da Escócia.

Assim, terá pela frente um calendário repleto de adversários gigantes ou relevantes na Europa. Em casa, o time receberá o Real Madrid, que precisará cruzar longa distância, enquanto precisará traçar longos voos para enfrentar rivais como Arsenal e Sporting (a segunda mais distante possível).

O calnendário do Kairat: Real Madrid (casa), Inter de Milão (fora), Club Brugge (casa), Arsenal (fora), Olympiacos (casa), Sporting (fora), Pafos (casa) e Copenhague (fora).

Os destaques do Kairat

A classificação do time cazaque saiu em uma noite europeia de destaque do goleiro Temirlan Anarbekov, responsável por cinco defesas na partida. O arqueiro ainda foi decisivo na disputa de pênaltis, defendendo três cobranças.

Goleiro do Kairat foi essencial na classificação – Divulgação / Kairat

Aos 21 anos, o jogador é formado no clube e ganhou espaço após a lesão do experiente Aleksandr Zarutskiy. No segundo tempo da ida, o atleta, que até então era titular, deixou o campo sentindo dores e deu lugar ao jovem.

Na linha, o zagueiro russo Egor Sorokin teve atuação de alto nível na classificação. Pela volta do duelo decisivo, foram 20 ações defensivas realizadas e nenhum drible sofrido, dominando o lado esquerdo do miolo da zaga.