A goleada por 6 a 1 do Barcelona contra o Olympiacos nesta terça-feira, 21, válida pela terceira rodada da fase de liga da Champions, teve uma grata surpresa: a estreia de Pedro “Dro” Fernández, de apenas 17 anos, entre os titulares. Considerado uma joia de La Masia, o meio-campista foi peça importante participando diretamente com uma assistência para o gol marcado por Fermín López.
Curiosamente, foi apenas a sua segunda partida na equipe principal. Ele só havia jogado por 45 minutos em sua estreia, na vitória por 2 a 1 diante da Real Sociedad, em 28 de setembro, e começa a dar sinais de que pode ganhar novas oportunidades.
As origens
Nascido em Nigrán, localizada na província de Ponte Vedra, na Galícia, e também com origiem filipina, o jovem talento chegou ao clube em 2022, depois de se destacar no Val Miñor Ningrán. Passou pelas categorias sub-15, sub-17 e sub-19, antes de ganhar na última temporada e nesta suas primeiras chances no Barça B.
Em 2024/25, recebeu sete oportunidades, todas entrando no segundo tempo, durante a campanha do time que se sagrou campeão na Uefa Youth League. Ainda contribuiu com dois gols, apesar da baixa minutagem.
Na atual, jogou pelo mesmo time B a Segunda División, a Segunda B, equivalente a quarta divisão do futebol do país.

Dro Fernández tem apenas duas partidas pelo time principal do Barça – Siu Wu/EFE
A boa atuação nos treinos somanda a uma excelente pré-temporada, quando marcou um dos gols diante do Vissel Kobe durante a turne asiática, rendeu a ele a chance de começar a trabalhar em definitivo com a equipe principal, sob o comando do técnico Hansi Flick, reconhecido pelo alto aproveitamento de jovens.





