Autor do primeiro gol e de duas assistência na vitória por 4 a 0 do Barcelona sobre o Borussia Dortmund nesta quarta-feira, 9, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, o atacante Raphinha vem fazendo história pelo clube espanhol.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Além de se manter no topo da artilharia na atual edição da Champions, agora com 12 gols, o brasileiro passou a ser o jogador com mais assistências no torneio (6). De quebra, se tornou o brasileiro com mais participações em gols em uma única edição (19), superando Roberto Firmino (com 17 na temporada 2017/18 pelo Liverpool).

Com participação em 19 gols só nesta edição, Raphinha igualou a marca de Messi em sua edição de Champions com mais participações (19 na temporada 2011/12, quando marcou 14 gols e deu 5 assistências) e está atrás agora só de Cristiano Ronaldo (22 em 2013/14 e 20 em 2015/16, ambas pelo Real Madrid) e Lewandowski (20 em 2019/20 pelo Bayern de Munique).

Após checagem do VAR, Raphinha abriu o placar para o Barcelona - Josep Lago/AFP

Após checagem do VAR, Raphinha abriu o placar para o Barcelona – Josep Lago/AFP

Segundo brasileiro com mais gols na história da Liga dos Campeões em uma única edição, desde 1955, Raphinha pode quebrar dois recordes ainda nesta atual edição, já que o Barça já está praticamente classificado para a semifinal após a goleada.

Com 12 gols agora, ele está a dois gols de igualar e três de quebrar o recorde de Mazzola, que na edição 1962/63 marcou 14 gols pelo Milan, quando foi campeão e artilheiro. E com 7 assistências, duas a mais que Brandt (Borussia Dortmund), Kimmich (Bayern de Munique), Zappacosta (Atalanta) e Hakimi (PSG), Raphinha pode ser o primeiro brasileiro a terminar como artilheiro e líder em assistências em uma única edição da Liga dos Campeões.