Na semana em que o técnico Carlo Ancelotti começa a se ambientar à seleção brasileira, com direito a visita ao museu da CBF, o blog #TBT PLACAR relembra uma de suas edições recentes mais marcantes. Em fevereiro de 2021, a revista decidiu homenagear os maiores craques da história do nosso futebol – ainda que para isso precisasse remexer o vespeiro da subjetividade.

Desse modo, para eleger a seleção brasileira de todos os tempos, PLACAR ouviu um júri de 170 pessoas, entre repórteres, narradores e comentaristas, e elencou não apenas os 12 eleitos (11 atletas e um treinador), mas também um banco de luxo e os terceiros mais votados.

Esta edição pode ser lida na íntegra pelos membros do Clube PLACAR neste link.

Primeiramente, o critério adotado por PLACAR foi simples e direto: somar todos os votos, independentemente da posição em que cada ídolo foi escalado. Montaram-se, afinal, três times fantásticos no sistema 4-3-3.

Além de um perfil com histórias saborosas de todos os escolhidos, a edição traz entrevistas com todos os titulares vivos. Curiosamente, nenhum dos votantes gabaritou o time titular.

Falcão foi um dos eleitos entrevistados na edição de fevereiro de 2021 - PLACAR

Falcão foi um dos eleitos entrevistados na edição de fevereiro de 2021 – PLACAR

A seleção de todos os tempos

A seleção brasileira de todos os tempos foi escalada com Taffarel (85 votos), Carlos Alberto (104), Aldair (88), Bellini (72) e Nilton Santos (99); Falcão (80), Didi (84) e Pelé (165); Garrincha (132), Ronaldo (130) e Romário (97). O técnico eleito foi Zagallo, com 94 votos.