O cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto faleceu neste sábado, 6, em sua residência no Rio de Janeiro, aos 91 anos, vítima de causas naturais. O artista que ficou famoso pela criação da obra “O Menino Maluquinho” era também torcedor do Flamengo e desenhou, em 1987, mascotes de times brasileiros para a Copa União. No ano seguinte, foi destaque em PLACAR, em maio de 1988.

A Copa União de 1987 foi um torneio organizado pelo clube dos 13 (Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco) para se ter como o Campeonato Brasileiro da época, se sobrepondo à CBF. Para alavancar a competição em termos de marketing, o cartunista Ziraldo foi convidado a desenhar mascotes das equipes brasileiras.

O artista foi destaque na PLACAR de 15 de maio de 1988 pelo seu trabalho em rejuvenescer os mascotes. O Almirante do Vasco, por exemplo, bigodudo e velho, deu espaço ao Almirante com traços infantis, uma criança, para aproximar ainda mais o público jovem.

Confira abaixo o texto na íntegra:

PARA TRAZER SORTE
O Clube dos 13 contrata Ziraldo para recriar os símbolos do grandes times numa deliciosa e lucrativa jogada de marketing