A Brasil Ladies Cup, torneio que reúne clubes nacionais e internacionais do futebol feminino, terá um momento especial neste domingo, 19. Antes da final da competição, será disputado um amistoso entre as seleções femininas de quilombolas e indígenas, às 11h (de Brasília), no estádio do Canindé, em São Paulo. A partida será transmitida ao vivo pelo Facebook oficial do evento.
Mais do que um confronto esportivo, o encontro tem como objetivo promover a inclusão e o protagonismo de mulheres quilombolas e indígenas no futebol.
A ação busca reforçar a presença desses povos tradicionais no esporte e destacar pautas como a COP30, Amazônia Legal, combate à violência contra a mulher, combate ao racismo e Doença Falciforme, além do incentivo à prática esportiva feminina.
As jogadoras das duas equipes foram selecionadas em uma peneira realizada em Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Varzelândia, região com forte presença de comunidades tradicionais. O elenco reúne atletas que participaram da Copa Quilombola e representantes da aldeia Xakriabá, de São João das Missões (MG).
Para o membro do comitê organizador da Brasil Ladies Cup, Fábio Wolff, o evento vai além das quatro linhas. “Essa partida é muito mais que um jogo. É uma oportunidade de mostrar a força e o talento das mulheres quilombolas e indígenas no esporte”, afirmou.
Wolff também destacou o caráter simbólico e transformador da ação: “Nosso objetivo é usar o futebol como ferramenta de visibilidade e combate a preconceitos, mostrando que espaço e talento no esporte não têm fronteiras culturais ou étnicas.”






