O Brasil segue sendo uma referência no futebol, não apenas pelos cinco títulos mundiais, mas pela sua estética, ginga, e pela produção de craques que se destacam em ligas de todo o planeta. Uniformes que homenageiam a seleção brasileira vêm ganhando espaço entre lançamentos de grandes equipes, tanto nacionais quanto internacionais.

O Palmeiras apresentou nesta semana seu terceiro uniforme da temporada em homenagem à seleção brasileira. Poucos dias antes, o Mirassol também lançou uma camisa baseada no modelo produzido pela Athleta, mesma fornecedora do clube paulista, no trimundial em 1970.

A tendência não é isolada. Em 2022, a fornecedora Volt Sport criou uma linha especial durante a Copa do Mundo, vestindo equipes como América Mineiro, Botafogo-SP, Criciúma, Figueirense, Remo, Santa Cruz e Vitória com uniformes inspirados na Amarelinha.

“Nosso objetivo era criar algo que unisse o sentimento de torcer pelo Brasil com a identidade local dos clubes. As camisas da linha Copa do Mundo foram pensadas para despertar um sentimento coletivo, quase como se cada torcida tivesse seu próprio capítulo dentro da história da seleção”, explica Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.