A seleção brasileira pode estar se despedindo de um ícone de sua história: a camisa reserva azul. De acordo com o site especializado Footy Headlines, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou um novo uniforme na cor vermelha, para ser utilizado na Copa do Mundo de 2026.
Oficialmente, a entidade e a fornecedora Nike não confirmam a mudança – uma fonte ouvida por PLACAR garante que o azul seguirá intocável. Fato é que o modelo traz boas recordações para a seleção pentacampeã, ainda que a última não seja positiva.
A camisa azul foi usada pelo Brasil em 12 oportunidades durante Copas do Mundo. A ultima delas foi na derrota por 1 a 0 para Camarões na primeira fase do Mundial de 2022, no Catar.
Já a primeira foi ainda na Copa de 1938, em triunfo por 6 a 5 sobre a Polônia, com três gols de Leônidas da Silva. Na época, o Brasil ainda atuava com camisa titular branca, a mesma cor do adversário, e por isso teve de improvisar com o uniforme de treino, em azul celeste.
A camisa azul tem um bom retrospecto e uma lembrança histórica: foi usado no primeiro título do Brasil em uma Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, em duelo contra os donos da casa.









