A atual janela de transferências do futebol brasileiro foi aquecida pela chegada de diversos estrangeiros ao país. O Internacional anunciou na última quarta-feira, 17, a contratação do atacante colombiano Rafael Santos Borré junto ao Eintracht Frankfurt. Ele se junta a outra bom nome: o de Lucas Alario, vindo do mesmo clube. Já o Corinthians trouxe os equatorianos Diego Palacios e Félix Torres, além do argentino Rodrigo Garro. O Flamengo fechou com o uruguaio Nicolás de la Cruz.

A invasão de jogadores internacionais em gramados nacionais já era observada por PLACAR há quase dez anos, na edição de abril de 2014. A reportagem Europa nas Américas assinada por Fábio Soares, com reportagem de Frederico Langeloh e Raphael Zarko falava da explosão de gringos que chegavam em busca de estabilidade econômica e de visibilidade que não conseguiam em seus países.

Na ocasião, ilustravam a matéria nomes como o dos uruguaios Nicolás Lodeiro (Botafogo), Alvaro Pereira (São Paulo) e Alán Ruiz (Grêmio), dos argentinos Darío Conca (Fluminense), Andrés D’Alessandro (Internacional) e Lucas Mugni (Flamengo), além do paraguaio Mendieta (Palmeiras).

Hoje, há outros tantos nomes chegando, que se unem a estrangeiros que já estão pelo país. Só o Inter, por exemplo, já conta com o goleiro uruguaio Sergio Rochet, os defensores argentinos Fabricio Bustos e Gabriel Mercado, o volante chileno Charles Aránguiz e o atacante equatoriano Enner Valencia.

Diversos atletas de seleções estrangeiras passaram a jogar no país - Reprodução/Placar