Juventude e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 1º, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2024, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo tem um componente emocional especial para o zagueiro Thiago Silva, que retornou ao Fluminense aos 39 anos, e que obteve seu primeiro momento de destaque nacional atuando emprestado ao clube gaúcho, em 2004. Na época, já chamava a atenção de PLACAR. 

Na edição 1274, de setembro de 2004, a seção Olho Nele destacava o jogador formado nas categorias de base do Fluminense, então conhecido apenas como Thiago. “O zagueiro tem bom desempenho nas roubadas de bola, ótima recuperação e raramente faz faltas duras”, descreveu a revista. A revelação já sonhava com uma carreira de sucesso na Europa, mas se dizia plenamente satisfeito com a fase no Sul. “O Juventude está me dando uma grande oportunidade. Me sinto privilegiado aqui”, diz.

Como foi a passagem de Thiago Silva pelo Juventude?

Mesmo jovem, Thiago Silva foi importante na melhor campanha da história do Juventude nos pontos corridos da Série A do Brasileirão (7º lugar). Em 30 jogos pelo Jaconero, o defensor fez três gols, mas não conquistou títulos. Curiosamente, ele chegou a atuar no clube de Caxias ao lado de Fernando Diniz, então um veterano atacante, como mostra o guia PLACAR do Brasileirão de 2004.

Thiago deixou o Juventude e passou por Porto B e Dínamo de Moscou, da Rússia, antes de retornar ao Fluminense, clube pelo qual havia atuado nas categorias de base, e se consagrar. Depois, passou por Milan, PSG e Chelsea, e disputou quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022) pela seleção brasileira.

A Copa do Brasil também tem sabor especial para Thiago Silva, já que foi o único título que conquistou na primeira passagem pelo Fluminense, em 2007. O veterano  de 39 anos pode ser poupado pelo técnico Mano Menezes na partida desta quinta.

Thiago Silva e Fernando Diniz no Juventude, no Guia do Brasileirão de 2004 - PLACAR