Quem escuta Lenny Lobato falar espanhol não pensa que ele nasceu no Rio de Janeiro. Basta pedir para o atacante de 23 anos mudar o idioma para o português que se tem certeza. O sotaque carioca intacto confirma a nacionalidade do único jogador brasileiro atuando no Campeonato Argentino. Cria da base e hoje fundamental na equipe profissional do Vélez Sarsfield, o atleta explicou, em entrevista exclusiva à PLACAR, por que trocou o futebol brasileiro pelo argentino logo cedo.

De família argentina, mas natural de Búzios, Lenny passou pela base do Madureira antes de trocar o futebol brasileiro pelo argentino. O atleta conta que, mesmo no Rio, precisou morar sozinho por conta do trabalho de sua mãe, que não conseguia o acompanhar. Foi após quase seis meses sem jogar no clube carioca que o jovem resolveu tentar a sorte no país vizinho, com a ajuda de alguns familiares.

“Eu tenho um tio que é torcedor fanático do Vélez. Meu tio e primo. Eu tinha feito um teste no All Boys e passei, mas eu não tinha a identidade argentina para a federação. Eu já tinha passado e estava treinando com o grupo, mas eles não quiseram por conta disso. Meu tio fanático do Vélez então tentou me levar para lá. Entramos no site, vimos quando tinha um teste e fomos fazer. No meio de umas 300 pessoas, fui o único a passar”, conta, destacando que precisou de ajuda com os processos burocráticos.

Dentro de campo, segundo ele próprio, foi preciso uma adaptação ao futebol argentino – mais físico e tático que o brasileiro.

Divulgação / Vélez

Lenny Lobato, em 2021, pelo Torneo de Reservas – Divulgação / Vélez

A estreia na equipe profissional aconteceu em 2021, contra o Camioneros, pela Copa da Argentina. No entanto, somente na última temporada, em 2023, que passou a entrar em campo com mais frequência. Na atual temporada, já são 10 jogos e dois gols marcados.