Palmeiras e Botafogo vão se enfrentar no próximo sábado, 28, às 13h (horário de Brasília), na Filadélfia, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa. O duelo será o segundo entre brasileiros na história dos Mundiais, depois da final de 2000, entre Corinthians e Vasco – vencida pelo clube paulista no Maracanã.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Na história do confronto entre Verdão e Fogão, a vantagem é alviverde, tanto em duelos de mata-matas quanto no retrospecto geral, desde 1922, quando se enfrentaram pela primeira vez num amistoso. Desde então, em 130 jogos, foram 51 vitórias do Palmeiras, 40 empates e 39 vitórias do Botafogo, com 193 gols do time paulista e 148 do time carioca.

Em mata-matas, Palmeiras e Botafogo já se enfrentaram oito vezes, com cinco duelos vencidos pelo Verdão e três pelo Glorioso. Em finais, os clubes duelaram apenas uma vez, na final do Brasileirão de 1972. Naquele ano, a decisão foi realizada no Morumbi, em jogo único, e o Palmeiras sagrou-se campeão com 0 a 0, já que havia feito melhor campanha durante o campeonato.

No ano seguinte, na fase de grupos da Libertadores, as duas equipes empataram em pontos (9 cada), no Grupo 2, que tinha ainda Nacional e Peñarol. Assim, precisaram disputar um jogo desempate. Por ter feito melhor campanha, o Botafogo teve o direito de jogar em casa, e no Maracanã, venceu por 2 a 1, com Jairzinho marcando o gol da vitória aos 40 minutos do 2º tempo.

Histórica virada sofrida para o Palmeiras teve peso em derrocada - Cesar Greco/Palmeiras

Histórica virada sofrida para o Palmeiras teve peso em derrocada – Cesar Greco/Palmeiras