O filme Sociedade da Neve, dirigido por Juan Antonio Bayona, é um dos grandes sucessos de 2024. A obra relembra um episódio marcante do continente sul-americano: a heróica luta pela sobrevivência da equipe uruguaia amadora de rúgbi do Old Christians Club, depois de um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes, em 1972. Apesar da preferência das vítimas pela bola oval, alguns dos 29 mortos tinham relação especial com o futebol. Entre eles, Numa Turcatti, o narrador do filme, foi fundador de um time de futebol, o Loyola FC, que hoje leva seu nome como homenagem e disputa campeonatos semiprofissionais contra o próprio Old Christians, que se tornou uma entidade poliesportiva.
Impactada pelo filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Maquiagem e Penteados, a reportagem de PLACAR buscou entender a relação da tragédia com o futebol. Gonzalo Tellería, diretor de futebol do Old Christians Clube, Hernán Alegresa, neto de Javier Methol, sobrevivente do acidente, e Liliana, uma das vítimas, e Gabriel Nogueira, irmão de Arturo Nogueira, um dos mortos na Cordilheira, contam esta história.
O FUTEBOL NO CHRISTIANS
Em um país apaixonado pelo futebol como o Uruguai, o Old Christians, equipe de rúgbi que ganhou notoriedade internacional depois da tragédia na década de 1970, cumpriu um caminho quase que natural ao se aventurar também no outro esporte bretão. Atualmente, o clube conta com equipes de futebol para crianças, adolescentes, adultos e até masters, todas com certo destaque nas competições que disputam.
Fundado como um time de rúgbi em 1962, no bairro de Carrasco, em Montevidéu, o Christians se transformou em poliesportivo com o passar do tempo, conforme explica Gonzalo Tellería, atual mandatário do futebol. “O clube é um só, ou seja, usamos o mesmo escudo de trevo, a mesma camiseta. Os primeiros sócios que vieram do Colégio de Mari organizaram o primeiro time de rúgbi e fundaram os Christians. Com o tempo, depois, foram aparecendo outros esportes: futebol, basquete, hockey… E fomos crescendo. Se existe a demanda por um esporte, vamos crescendo.”









