O jovem atacante Lamine Yamal vem assombrando o mundo do futebol. Habilidoso, o garoto de apenas 17 anos, 9 meses e 18 dias fez um partidaço na semifinal da Liga dos Campeões da Europa de 2024/25, no empate entre Barcelona e Inter de Milão por 3 a 3.

Yamal tornou-se o jogador mais jovem a marcar um gol numa semi de Champions League, na partida em que completou 100 jogos pelo Barcelona. Com menos de 18 anos, ele já tem 22 gols pelo clube e mais 26 assistências.

Lionel Messi, o maior jogador da história do Barça, com a mesma idade, tinha feito apenas 7 jogos, sem marcar sequer um gol. O argentino passou a brilhar mais tarde, a partir de 2006.

Nesta temporada 2024/25, Yamal tem 49 jogos, 15 gols e 21 assistências. O jovem já conquistou a Supercopa Espanhol (em cima do Real Madrid e com gol na final), a Copa do Rei da Espanha (com duas assistências sobre o arquirrival) e está próximo de conquistar o Campeonato Espanhol.

EFE/Juanjo Martín

Lamine Yamal brilha no Barcelona – EFE/Juanjo Martín

Cotado para ser o melhor jogador do mundo, o espanhol já tem no currículo a conquista da Euro 2024. Agora, pode ainda ser campeão da Champions League.

Comparado com outros craques do futebol mundial, Yamal é um dos poucos com essa idade a ter sido convocado para a seleção nacional, como Pelé, Ronaldo e Endrick. Nem Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Vinícius Júnior ou Haaland tinham conseguido essa proeza.