A eliminação precoce do Brasil na Copa América doeu ainda mais em Dorival Júnior pela forma que aconteceu. A derrota nos pênaltis para o Uruguai aconteceu depois de um empate sem gols em que o Brasil teve 21 minutos com um jogador a mais dentro de campo. De acordo com o técnico da seleção brasileira, após a expulsão do uruguaio Nández, a equipe “se complicou e não teve lucidez”.

“A equipe adversária soube como marcar, abrimos, tivemos dois homens de finta pelos lados, tentamos com movimentações, infiltrações, troca de passes, em termo de criação não foi um grande dia. As duas zagas prevaleceram sobre os ataques. A partir do momento que ficamos com um jogador a mais, nos complicamos. Não tivemos lucidez para ir pelos lados. Não aconteceu como queríamos”, disse Dorival Júnior, em coletiva após a eliminação.

A expulsão de Nández aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo, após entrada dura do uruguaio em Rodrygo, que precisou ser substituído minuto mais tarde.

Apesar da eliminação precoce, o técnico da seleção brasileira viu evolução na equipe, que apresentou mais pontos positivos do que negativos, de acordo com ele:

“É natural que depois de uma partida como essa, tudo o que poderia ter sido levado em conta, apaga-se. Tenho de ter consciência clara. É natural que muitas coisas aconteceram na competição, não fizemos jogos de um ótimo nível tecnicamente falando, mas também não descarto nenhuma das partidas, houve entrega, espirito de luta, a equipe nunca deixou de ir atras do resultado, foi uma equipe valente sempre, tivemos coisas muito mais positivas que negativas neste processo”.

“Acho que é um trabalho moroso, paciencioso. Tudo o que queremos é acelerar para voltar a ter essa equipe. Todo esse sentimento que estamos tendo, olhando, observando… será importante alinharmos tudo isso, sentarmos com a CBF, conversarmos sobre tudo o que se passou. Tivemos coisas positivas ao longo deste período de treinos e jogos, não foram os resultados que gostaríamos, tenho de reconhecer, chamando a responsabilidade dos resultados para o treinador. Mas temos tudo para evoluir, crescer, melhorar muito além do que foi apresentado”, completou.