A campanha invicta da Colômbia até aqui na Copa América provoca comoção entre torcedores e até jornalistas do país presentes na cobertura do torneio. Não foram poucos os momentos em que os profissionais de imprensa quebraram os “protocolos” exigidos pela Conmebol, entidade que rege a competição.

O caso mais famoso envolveu o repórter colombiano Jaime Dinas com James Rodríguez, mas não foi o único. O vídeo do profissional rasgando elogios ao camisa 10 após a vitória por 5 a 0 contra o Panamá, na zona mista de entrevista do State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona, viralizou nas redes sociais.

O país precisa agora vencer o Uruguai para voltar a uma final após 23 anos nesta quarta-feira, 10, às 21h (de Brasília), no Bank of America Stadium.

“Gênio, você dorme com uma lâmpada?”, iniciou perguntando Dinas. Constrangido, o meia riu e respondeu protocolarmente: “não, eu só tento ajudar os meus companheiros para que possam fazer as coisas bem. Estamos passando por um bom momento”.

O jornalista, então, insistiu: “em que momento utiliza a lâmpada? Trouxe-a ao estádio?”. James responde de forma parecida, mas Dinas o desconcerta novamente com novos elogios dizendo que “não era um jogador de futebol, mas um extraterrestre”.

O jogador nega, mas o mesmo insiste: “eu creio que sim”. Dinas ainda pergunta se já concorria ao prêmio de melhor jogador do torneio, respondida de forma cautelosa pelo jogador.

Na mesma zona mista, em outro momento, um dos repórteres presenteou a James com um broche de coração com as cores da bandeira colombiana.

James Rodríguez: um gol e cinco assistências durante a Copa América - Jamie Squire/Getty Images via AFP