A nova casa escolhida pela seleção brasileira para treinamentos em Las Vegas, Nevada, carrega uma íntima relação com o “soccer”, como é chamado o futebol nos Estados Unidos. Se o nome Bettye Wilson, que batiza complexo que receberá as próximas atividades dirigidas pelo técnico Dorival Júnior, ainda é completamente desconhecido para brasileiros, inspira profunda admiração na cidade e no estado ao oeste do país.

Bettye é considerada uma espécie de desbravadora do futebol na região. Nascida em 1937, ela contrariou tendências ao lutar pelo crescimento do futebol feminino em Las Vegas.

Era conhecida não só por levar as próprias filhas, Christy e Sherri, à prática do esporte, como também buscar em casa boa parte das crianças da região para que se envolvessem com a bola redonda.

“A piada era que se estivesse atrasada, metade da equipe estaria atrasada com ela”, relata o Las Vegas Review-Journal, em reportagem registrada em 4 de junho de 2012.

Ela foi uma das fundadoras da Silver State Girls Soccer League, responsável por regulamentar e organizar competições de futebol feminino na região.

Bettye também trabalhou para convencer políticos locais e donos de universidades a concederem bolsas de estudo universitárias para o futebol feminino – algo inexistente à época – e integrou a Associação de Futebol Juvenil dos Estados Unidos em Nevada.

LEIA MAIS: