O técnico Marcelo Bielsa surpreendeu e optou por alterar pela primeira vez o esquema tático da seleção do Uruguai nesta Copa América.
Com três ausências na equipe titular – os laterais Nahitan Nández e Matías Viña, além do zagueiro Ronald Araujo -, o treinador adaptou o usual sistema 4-3-3 para o 3-4-3. A equipe enfrenta a Colômbia logo mais, às 21h (de Brasília), no Bank of America Stadium, em Charlotte.
Embora tenha preferido não confirmar na entrevista coletiva concedida um dia antes, Bielsa já dava sinais de adaptações já que Araujo não retornaria, além de Viña ter se queixado de incômodo muscular. O primeiro sofreu uma lesão muscular grau 1.
A última baixa é a de Nández, expulso na classificação diante do Brasil nas quartas de final.
Com isso, a Celeste vai a campo com: Sergio Rochet; Guillermo Varela, José María Giménez, Mathías Olivera, Matías Viña; Manuel Ugarte, Federico Valverde, Rodrigo Bentancur; Facundo Pellistri, Darwin Núñez e Maximiliano Araújo.
LEIA MAIS:
- Com recorde de Messi, Argentina bate Canadá e está na final
- Perto de final, Bielsa arranca coletânea de risos em coletiva
- Família viaja 11 horas para ver Brasil em Charlotte e se ‘frustra’
Para definir o novo sistema tático, Bielsa promoveu as entradas do zagueiro Sebastián Cáceres e do meio-campista Rodrigo Bentancur. Ele abdica da escalação do lateral Guillermo Varela, utilizado diante do Brasil.
Algozes da seleção brasileira, . A delegação do país teve o voo de Las Vegas, no estado de Nevada, para Charlotte, na Carolina do Norte, adiado em um dia pela Conmebol por problemas no avião provocados pelas altas temperaturas. A alteração mudou todo o plano de preparação dos comandados de Marcelo Bielsa.




