O Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) solicitou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que altere as duas datas das finais da Copa do Brasil, que será disputada entre Flamengo e Atlético Mineiro nos dias 3 e 10 de novembro. O órgão aponta que o fato de coincidirem com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode “causar difículdades logísticas” para os estudantes. Entre as justificativas, estão possíveis problemas como congestionamentos e o aumento da movimentação de torcedores.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Além disso, o conselho alerta para o risco de os estudantes priorizarem os jogos em detrimento do Enem. O exame que tem início às 13h30 (de Brasília) com duração até as 19h, o que pode acarretar em candidatos saindo mais cedo das provas para assistirem às partidas, que acontecerão às 16h.

Em entrevista à ESPN, o vice-presidente do Consed, Igor de Alvarenga, reforçou a importância de um ambiente adequado e tranquilo para a realização da prova. Ele destacou que a final da Copa do Brasil, por ser um evento de grande apelo popular, pode acabar sendo uma distração para os candidatos.

Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileirã 2023 - Pedro Souza / Atlético

Atlético-MG e Flamengo em confronto pelo Brasileirão 2023 – Pedro Souza/Atlético

“Claro, é uma decisão do estudante, mas a gente sabe que o futebol é uma paixão nacional, e o estudante pode preferir ir ao jogo do que à prova, mesmo sendo uma chance de ingresso a um curso superior”, argumentou.