O Flamengo vai precisar de um feito inédito nesta quarta-feira, 6, para avançar na Copa do Brasil. Após ser derrotado por 1 a 0 dentro de casa, no Maracanã, pelo Atlético Mineiro, a equipe carioca vai precisar reverter a desvantagem fora de casa – algo que o Rubro-Negro nunca conseguiu em um torneio mata-mata.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

A equipe carioca precisa de uma vitória mínima em Belo Horizonte para ao menos levar a decisão para os pênaltis. Este cenário, no entanto, nunca aconteceu por parte do Rubro-Negro. A equipe carioca coleciona eliminações em diferentes torneios mata-mata depois de perder dentro de casa.

A mais recente delas foi na última temporada, na Libertadores de 2024, quando o Flamengo sofreu 1 a 0 para o Peñarol, dentro do Maracanã, e acabou eliminado na volta, em Montevidéu, após empate sem gols.

Na Copa do Brasil, o Flamengo já viveu situação semelhante contra Santos, Ceará, Vasco e São Paulo, nunca conseguindo reverter a desvantagem do jogo da ida.

A única vez que o Flamengo ficou perto de reverter o cenário foi na Libertadores de 2010, contra o Universidad de Chile. Após derrota em casa, o Rubro-Negro venceu fora. A equipe chilena, no entanto, marcou mais gols fora de casa e por isso levou a vantagem e se classificou.

Flamengo foi eliminado na Libertadores de 2024 para o Peñarol, fora de casa - EFE/ Gastón Britos

Flamengo foi eliminado na Libertadores de 2024 para o Peñarol, fora de casa – EFE/ Gastón Britos

Retrospecto do Flamengo em desvantagem em mata-matas:

Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo (1953)
1º jogo: Flamengo 1 x 3 São Paulo 2º jogo: São Paulo 1 x 0 Flamengo