A Holanda goleou a Lituânia e garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026. Simultaneamente, a Alemanha também atropelou a Eslováquia, carimbando também a classificação para a competição. Assim, aumentando para 34 o número de seleções confirmadas no Mundial.

A definição das vagas passa por duas rotas paralelas: as últimas classificações europeias e o playoff mundial. Na Europa, ainda estão em disputa cinco vagas diretas e quatro por repescagem. Na Concacaf, três seleções ainda buscam lugar. O sistema global reserva duas vagas extras via minitorneio.

Como funciona a repescagem europeia

Participam 16 seleções:

— os 12 vice-líderes dos grupos das Eliminatórias;

— mais quatro equipes com bons resultados na Nations League 2024/25 que não tenham terminado entre os dois primeiros das Eliminatórias.

O sorteio será realizado na quinta-feira, 20, dividindo as seleções em quatro caminhos com quatro equipes cada. O acesso exige duas vitórias consecutivas: semifinal e final, ambas em jogo único.

Como funciona a repescagem mundial

Seis seleções, uma por confederação, disputarão o playoff em março de 2026. Duas equipes entram como cabeças de chave e avançam direto às finais; as outras quatro iniciam nas semifinais. Os dois vencedores das finais completam o quadro final de participantes.

Até agora, estão confirmadas Bolívia (Conmebol) e Nova Caledônia (Oceania). Faltam duas vagas da Concacaf, uma asiática (Emirados Árabes ou Iraque) e uma africana (RD Congo).

A Copa do Mundo de 2026 será disputada de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá, com 48 seleções — o maior formato da história.

Seleções já classificadas para a Copa

América do Norte / Central — 3

Canadá*, Estados Unidos*, México* (*sede)

América do Sul — 6

Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Paraguai

Ásia — 8

Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar, Arábia Saudita

África — 9

Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim, Senegal

Europa — 7

Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha e Holanda

Oceania — 1

Nova Zelândia