A Conmebol se reuniu na última terça-feira, 23, com a Fifa e solicitou formalmente que a Copa do Mundo de 2030 tenha 64 seleções. O encontro aconteceu nos Estados Unidos, na Trump Tower, e os dirigentes também pediram ao presidente da entidade Gianni Infantino mais jogos do Mundial na América do Sul.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

A reunião entre sul-americanos e a Fifa contou com a presença de nomes importantes, como Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, mas também Santiago Pena e Yamandu Orsi, presidentes do Paraguai e do Uruguai, que já estavam nos Estados Unidos para a Assembleia da ONU.

O aumento de 64 seleções para a Copa do Mundo de 2030 é uma proposta justamente de Argentina, Paraguai e Uruguai e de forma pontual. O formato seria exclusivo para a edição que festeja o centenário da competição de seleções mais importante do esporte.

Além disso, a proposta também inclui Argentina, Paraguai e Uruguai como sedes de um grupo cada, com seis jogos em cada país.

Por enquanto, a Fifa definiu que os três países realizarão apenas um jogo cada dentro de casa. Enquanto o restante da Copa do Mundo será disputada na Espanha, Portugal e Marrocos.

A Fifa deve se reunir para debater as propostas no próximo mês de outubro. A entidade não se opõe a decisão, mas sabe que deve encontrar resistência em federações como UEFA (Europa), e por isso só deve tomar uma decisão quando tiver um alinhamento político bem definido.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.