O técnico Carlo Ancelotti convoca nesta segunda-feira, 3, a partir das 15 (de Brasília), a seleção brasileira para os dois últimos testes em 2025: contra Senegal e Tunísia nos dias 15 e 18, respectivamente, na Europa. A tendência já sinalizada pelo italiano é de novos testes, principalmente com nomes que atuam no futebol brasileiro.
“Falamos que essa e a próxima Data Fifa são períodos de teste, vamos seguir fazendo testes em novembro. Isso não muda a nossa ideia do que fazer. Foi uma boa aula nesta noite, há coisas que precisamos aprender no jogo de hoje”, disse após o confronto com os japoneses.
Na última Data Fifa, Carletto só chamou quatro nomes que atuam em território nacional: o goleiro Hugo Souza (Corinthians), os laterais Vitinho e Paulo Henrique (Vasco), e o zagueiro Fabrício Bruno (Cruzeiro). Destes, só Paulo Henrique foi bem, marcando um gol na derrota por 3 a 2 diante dos japoneses.
Apesar de já ter convocado 46 nomes diferentes nas três oportunidades – maio, setembro e outubro -, a ideia de Ancelotti é abrir ainda mais o leque na reta final de observações.
Os dois mais cotados no momento são o meia-atacante Phillippe Coutinho e o atacante Rayan, que vivem grande fase com o Vasco. O treinador, inclusive, esteve em São Januário na véspera da convocação para acompanhar a partida diante do São Paulo.

Rayan comemora gol e grande fase pelo Vasco – Matheus Lima/Vasco
Coutinho tem 11 gols e cinco assistências em 46 partidas na temporada e vive, desde a chegada do técnico Fernando Diniz, o seu melhor momento técnico desde a volta ao país. Ele não é chamado desde junho de 2022 e ficou fora da Copa do Mundo daquele ano.
Elogiado por jornais europeus, Rayan tem 16 gols no ano, sendo seis só nos últimos seis jogos que disputou. O jovem atacante foi fundamental para as vitórias diante de Fluminense, Fortaleza, Vitória e Cruzeiro, que impulsionaram a arrancada cruzmaltina no Brasileirão.





