As Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2026 entram em reta final, restando apenas três jogos e com oito vagas em disputa. Isso porque, até aqui, Marrocos foi a única seleção a confirmar a classificação no Mundial do próximo ano. Entre zebras e surpresas, as últimas rodadas das Eliminatórias reservam confrontos diretos que podem definir a vida de países como Cabo Verde e Gabão, sensações do torneio e possíveis estreantes da Copa.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A grande surpresa da Copa do Mundo de 2022, semifinalista no Catar, a seleção de Marrocos é a única africana classificada para a Copa de 2026. Os marroquinos somaram até aqui seis vitórias em seis jogos e os 18 pontos – oito de vantagem em relação a Tanzânia, já confirmaram os Leões do Atlas na competição.
Vagas encaminhadas para a Copa do Mundo
Além de Marrocos, outras três seleções tem vagas bem encaminhadas: Egito, Argélia, África do Sul e Tunísia.
O Egito de Salah é líder do grupo A com 19 pontos, perseguido por Burkina Faso, com 14 na tabela. As duas seleções se enfrentam na próxima rodada e os egípcios podem confirmar a classificação para a Copa.
A Argélia fica situação semelhante, porém com mais concorrentes. Isso porque Uganda, Moçambique e Guiné ainda sonham com a vaga direta no grupo. As Raposas do Deserto somam 18 pontos, enquanto os rivais abaixo somam 12 e 10, e os argelinos ainda encaram Uganda e Guiné nas próximas rodadas – dependendo somente de si para a classificação.
A África do Sul tem cinco pontos de vantagem no grupo em relação ao Benin e a vaga encaminhada. Ainda mais a Tunísia, que está invicta nas Eliminatórias e joga contra Guiné Equatorial na próxima rodada valendo a presença na Copa do Mundo.





