A Copa do Mundo de 2026 já conhece 42 das 48 seleções participantes e nesta terça-feira, 18, definiu as últimas classificadas diretas via Eliminatórias da Europa. Entre elas estão a Espanha, uma das favoritas ao título, e também a Bélgica, além da zebra Escócia, que voltará a disputar um Mundial após 28 anos.

A Espanha confirmou a vaga como líder do grupo E (com Turquia, Geórgia e Bulgária) e chega para a Copa como uma das grandes favoritas. Já a Bélgica, algoz do Brasil no Mundial de 2018, liderou o grupo J (com País de Gales, Macedônia do Norte, Cazaquistão e Liechtenstein).

No entanto, as grandes histórias das Eliminatórias ficaram por conta da Áustria e Escócia. As duas seleções não jogavam uma Copa do Mundo desde 1998, há 28 anos, e conseguiram a classificação.

Os austríacos foram buscar um empate por 1 a 1 com a Bósnia e confirmaram a liderança do grupo, por uma vantagem mínima.

A Tartan Army venceu a Dinamarca na última rodada com direito a gol de bicicleta e dois tentos decisivos nos acréscimos.

Ainda restam quatro vagas europeias para a Copa que será decidida através da repescagem. A Itália é uma das grandes que disputará o mini-torneio em busca da classificação, assim como: Dinamarca, Eslováquia, Kosovo, Dinamarca, Ucrânia, Turquia, Irlanda, Polônia, Bósnia, Gales, Albânia, e Tchéquia.

As seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026

Países-sede:
Estados Unidos
México
Canadá

Ásia (AFC)
Japão
Austrália
Arábia Saudita
Catar
Coreia do Sul
Irã
Jordânia
Uzbequistão

África (CAF)
Marrocos
Tunísia
Egito Argélia Gana Cabo Verde África do Sul Senegal Costa do Marfim