A Copa do Mundo de 2026 já tem dois estreantes garantidos. Na última Data Fifa, Uzbequistão e Jordânia asseguraram suas inéditas classificações via Eliminatórias da Ásia.
A seleção usbeque confirmou sua vaga ao empatar por 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, na última quinta-feira, 5, em jogo válido pela terceira fase da qualificatória. Horas depois, foi a vez dos jordanianos confirmarem o feito histórico ao vencerem Omã e contarem com a derrota do Iraque para a Coreia do Sul.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Desse modo, será a primeira vez que as seleções de Uzbequistão e Jordânia disputarão o principal torneio do futebol mundial, que pela primeira vez contará com 48 participantes (16 a mais do que era habitual).
Até aqui, estes são os únicos entre os classificados que farão sua estreia na competição, mas outros candidatos seguem vivos, como o Omã e Venezuela.
Destaques de Jordânia e Uzbequistão
Os usbeques têm em seu elenco poucos nomes conhecidos. Todavia, ainda há espaço para “uma estrela”: o centroavante Eldor Shomudorov, peça importante na reta final de temporada da Roma.
Já o time da Jordânia tem sua principal atração em Mousa Al-Taamari. O camisa 9 é jogador do Stade Rennais, da França, e participou de quatro gols (três gols e uma assistência) nas Eliminatórias para a Copa de 2026.
Uma coincidência entre as seleções, no entanto, chama a atenção. Em 2014, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil, Uzbequistão e Jordânia chegaram a se enfrentar na repescagem.
A seleção jordaniana avançou nos pênaltis, garantindo vaga nos playoffs internacionais. No entanto, os asiáticos acabaram derrotados pelo Uruguai.





