Dorival Júnior foi oficialmente apresentado como treinador da seleção brasileira nesta quinta-feira, 11, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva de cerca de 30 minutos, o técnico falou sobre vários temas, como os legados de Tite e Fernando Diniz, os planos para a volta de Neymar e o planejamento que deixou no São Paulo para 2024. Ele também fez um pedido ao torcedor para que veja a equipe como a ‘seleção do povo brasileiro’ e prometeu recuperar o bom desempenho do time, que está apenas em sexto nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Confira as principais respostas de Dorival na coletiva:

Pedido ao torcedor

“Que o torcedor acredite um pouco mais na sua seleção. É nossa obrigação fazer nosso melhor. Mas peço de coração que o torcedor volte a participar do dia a dia da nossa seleção, que vivencie nossa seleção como sempre foi”.

Mudança de postura dos jogadores

“Geralmente, estoura no treinador, na comissão. E o atleta não tem ideia do que ele representa, do quanto ele pode, das qualidades que ele possui, do diferencial que ele pode ser a partir do momento em que esteja vestindo uma camisa como a nossa. Então nesse sentido que eu peço que cada um assuma um pouco mais as responsabilidades. Dividindo, você torna o fardo menos pesado. Vestindo essa camisa, você vai ajudar nessa recuperação. E não cabe apenas àqueles que compõem a seleção. É a seleção do povo, é nossa seleção. Temos que viver, sentir, ajudar um pouco mais”.

Neymar está nos planos

“O Brasil tem que aprender a jogar sem o Neymar, entendendo que o momento dele é de uma lesão, mas também sabendo que temos um dos três melhores jogadores do mundo neste momento, e temos que aproveitar. O Neymar é um jogador muito importante, desde que esteja em condições e focado. Não tenho problema nenhum com o Ney, a proporção que aquele episódio tomou (em 2010) foi desnecessária. A diretoria do Santos na época tomou uma posição e eu respeitei. Mas com o atleta nunca tive nenhum problema quando nos encontramos”.

Sem sistema de jogo pré-definido