Talles Magno e Kaio Jorge na campanha do tetra sub-17 – EFE
Maior campeão da Copa do Mundo sub-17, o Brasil estreou na edição de 2025 nesta terça-feira, 4, com uma goleada por 7 a 0 diante de Honduras, no complexo esportivo Aspire Zone, em Doha, no Catar. Indonésia e Zâmbia completam o grupo H da competição.
A seleção brasileira conquistou o Mundial sub-17 quatro vezes (1997, 1999, 200e e 2019) e está empatado em títulos com a Nigéria (1993, 2007, 2013 e 2015).
Na última conquista, o Brasil contava com diversos atletas de destaque atualmente, como Kaio Jorge, do Cruzeiro, atual artilheiro do Brasileirão, e autor de um dos gols da final contra o México.
Gabriel Veron, Talles Magno e Yan Couto são outros atletas conhecidos. Veja onde eles atuavam em 2019 e onde estão agora:
Goleiros
Matheus Donelli
Matheus Donelli tem apenas 22 anos – Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
2019: Corinthians
2025: Corinthians
Titular no título da seleção Sub-17 em 2019, o goleiro estreou pelo Corinthians em 2021 contra o rival Palmeiras e segue na reserva de Hugo Souza.
Cria do Galo, foi emprestado pelo Atlético-MG ao Boavista de Portugal sem fazer nenhum jogo pelo profissional. Cristian ainda passou por Ceará e Anápolis antes de retornar ao futebol português por Alverca e Santa Clara.
O goleiro revelado pelo Fluminense foi contratado pelo Liverpool em 2020, quando estava no sub-20 tricolor. Chegou a estrear pelo time principal dos Reds em julho de 2023 em amistoso, mas retornou ao Fluminense. Aos 22 anos, é reserva do veterano Fábio, que tem mais que o dobro de sua idade.
Titular no título da Sub-17 em 2019, o zagueiro revelado pelo Furacão passou pelo Red Bull Bragantino e depois se transferiu ao futebol europeu, primeiro ao Hellas Verona e depois ao Estrela Amadora.
Outra cria do Palmeiras, foi emprestado ao Red Bull Bragantino, e desde 2022 defende o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
Yan Couto
Yan Couto em ação pela seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias – Vitor Silva/CBF
2019: Coritiba
2025: Borussia Dortmund (Alemanha)
O lateral-direito revelado pelo Coritiba tem vasta experiência no futebol europeu. Foi comprado pelo Manchester City, emprestado a Girona, Braga e Borussia Dortmund, e recebeu oportunidades na seleção brasileira.
O volante revelado pelo Flamengo sofreu com uma grave lesão no joelho joelho direito. Passou por Remo e Estrela Amadora antes de retornar ao Rio para atuar pelo Volta Redonda.
Um dos jogadores mais rodados desta geração, passou pelas categorias de base de Vitória e Grêmio antes de ser vendido ao Manchester City e emprestado a diversos clubes (Lommel SK, Vizela, Bahia e Inter), antes de se transferir ao Apoel, dlo Chipre.
O meia revelado pelo Corinthians recebeu algumas chances na equipe profissional. Ao fim do contrato, fechou sem custos com o Ceará, pelo qual fez 10 jogos e um gol até o momento na Série A de 2025.
O Menino da Vila chegou atuar no profissional do Santos, mas foi prejudicado por lesões no joelho. Atualmente, defende o Athletic, na Série B do Brasileirão
O meio-campista estreou profissionalmente pelo São Paulo em 2021 e desde 2024 defende o Polyssa, da Ucrânia.
Atacantes
Gabriel Veron
Gabriel Veron sendo apresentado pelo Juventude – Divulgação Juventude
2019: Palmeiras
2025: Juventude
Eleito Bola de Ouro no Mundial Sub-17, Veron pintou com enorme expectativa no Palmeiras e foi negociado com o Porto por R$ 55 milhões em julho de 2022, mas acabou retornando por empréstimo da Europa. Passou por Cruzeiro e Santos, sem destaque. E, agora pelo Juventude, ainda não marcou gols na Série A.
Titular da seleção Sub-17 em 2019, o atacante revelado pelo Inter foi emprestado ao time B do Porto, ao Atlético Goianiense, ao Dnipro e ao Sport e ao Radomiak (Polônia) antes de se transferir ao DC United, da MLS.
Kaio Jorge
O atacante Kaio Jorge no Mundial Sub-17, em 2019 (Joedson Alves/EFE)
2019: Santos
2023: Cruzeiro
Mais uma cria do Peixe, premiado com a Chuteira de Bronze na Copa do Mundo de 2019, fez 84 partidas e 17 gols pelo Santos até ser vendido à Juventus, da Itália. Foi emprestado ao Frosinone antes de ser comprado pelo Cruzeiro, pelo qual é o artilheiro do Brasileirão de 2025.
O atacante que estreou profissionalmente pelo Flamengo em 2020, se transferiu dois anos depois ao Almería, da Espanha. Retornou ao Brasil para breve passagem pelo Palmeiras e hoje está no Al-Najma (Arábia Saudita).
Talles Magno
Talles Magno comemora Corinthians contra a Portuguesa – Rodrigo Coca/Agência Corinthians
2019: Vasco da Gama
2025: Corinthians
Revelação do Vasco da Gama, foi vendido ao New York City e desde o ano passado defende o Corinthians.