A seleção de Gana é mais uma a figurar entre as classificadas para a próxima Copa do Mundo. A vaga dos ganeses foi confirmada no último domingo, 12, após a vitória por 1 a 0 contra Comores, assegurando a primeira colocação do Grupo I das Eliminatórias Africanas – seis a frente de Madagascar, que jogará a repescagem.

No continente, o país se junta a Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia como as seleções já asseguradas no Mundial que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. Ao todo, 21 das 48 vagas já estão preenchidas.

Na atual Data Fifa, que se encerra na próxima terça-feira, 14, é possível que até mais nove classificados sejam definidos. Já nesta segunda, 13, Cabo Verde e Camarões disputam a liderança do Grupo D e, consequentemente, uma das vagas.

Cabo Verde lidera com 20 pontos, enquanto Camarões tem 18. Ambos jogam em casa: os cabo-verdianos recebem Essuatíni, lanterna da chave com apenas três pontos somados, enquanto os camaroneses encaram Angola precisando vencer e torcer, pelo menos, por um empate do rival direto na disputa. Se não conseguir, deve ir para a repescagem.

Ainda na África, Senegal, que lidera o Grupo B com 21 pontos, precisa apenas derrotar Mauritânia para assegurar sua classificação, despachando o Congo, que é o segundo colocado com 19.

Seleção brasileira se classificou com um quinto lugar nas Eliminatórias – Rafael Ribeiro/CBF

Outra corrida interessante no continente envolve Benin, líder do Grupo C com 17 pontos, a África do Sul, vice com 15, e a Nigéria, terceira colocada com 14. Para Benin, é necessário vencer a Nigéria fora de casa. Caso empate, precisará torcer contra os sul-africanos – que, por sua vez, precisam derrotar Ruanda em casa e torcer para que a Nigéria derrote Benin. Aos nigerianos, a vaga passa por um triunfo contra Benin e ao menos um empate no jogo da África do Sul.

Na Europa, as Eliminatórias também entram em reta decisiva. Suíça e França têm chances de classificação também nesta segunda, 13, a depender de outros resultados da rodada.