O fenômeno do patrocínio de casas de apostas no futebol não é exclusivo do Brasil. As bets, como são conhecidas, também estão nas camisas de times da Libertadores e da Sul-Americana. Dos 40 clubes que ainda estão nas competições, 29 são patrocinados por casas de apostas, o equivalente a 72% do total.
Na Libertadores, Botafogo (VBet), Palmeiras (SportingBet), Internacional (Alfa), Fortaleza (Cassino), São Paulo (SuperBet) e Flamengo (Fla.bet/Pixbet) são os brasileiros patrocinados por casa de apostas; já na Sul-Americana, Bahia (Viva Sorte), Grêmio (Alfa), Fluminense (Superbet), Vasco (Betfair) e Atlético-MG (H2Bet) estão entre as equipes representadas.
“A valorização aos patrocínios dos clubes brasileiros vai ao encontro do cenário atual de toda a indústria, incluindo também a regulamentação das bets”, disse Alexandre Godoy, diretor de Patrocínios e Publicidade do Internacional.
Também com 100%, aparecem os quatro times da Colômbia e os de três Peru, Chile e Equador. Na Argentina, outro centro econômico de destaque no continente e principal rival do Brasil, dos nove times que continuam nas Copas Libertadores e Sul-Americana, apenas 3 representantes são patrocinados por uma bet.
“É um mercado maduro e regulamentado em vários países, comprovando uma realidade de investimento nas principais ligas das Américas e do mundo; algumas mais, outras menos, mas que demonstram a importância desta indústria global no futebol”, afirmou Filipe Molon, diretor comercial da Ana Gaming, marca detentora da 7k, Vera e Cassino.

Universitário x River Plate em partida pela Libertadores 2025 – Luciano González / EFE
Os clubes argentinos, aliás, começaram recentemente a assinar parceria com empresas de bets. O último deles foi o gigante River Plate, que no mês passado anunciou a Betano como seu novo patrocinador máster. Os números não foram divulgados, mas de acordo com informações da imprensa argentina, os valores por ano devem chegar a 6 milhões de dólares, equivalente a quase 36 milhões de reais, até meados de 2027.





