O Botafogo perdeu para o Peñarol na última quarta-feira, 30, mas se classificou para a final da Libertadores pela primeira vez na sua história. Os cariocas entram em uma seleta lista de equipes que saíram da fase preliminar e conseguiram chegar, pelo menos, ao vice-campeonato continental.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Após passar por Aurora-PER e Red Bull Bragantino na fase classificatória da competição, o Glorioso caiu no grupo D ao lado de Júnior Barranquilla-COL, LDU-EQU e Universitario-PER. Se classificou na segunda posição, com 10 pontos conquistados: três vitórias, um empate e duas derrotas.
Por ter passado em segundo, o Botafogo jogou fora de casa a decisão das oitavas de final contra o Palmeiras.
Após vencer os paulistas por 2 a 1 no jogo de ida, o Fogão chegou a abrir 2 a 0 de vantagem no jogo da volta, no Allianz Parque. Contudo, cedeu o empate e por pouco não levou a virada. Gabriel Menino cobrou uma falta na trave e Gustavo Gómez chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por toque de mão.

Igor Jesus comemora classificação contra o Palmeiras – Vitor Silva/Botafogo
Com a classificação, enfrentou o São Paulo nas quartas de final. Empatou a primeira partida sem gols no Nilton Santos e chegou a abrir o placar no Morumbis, mas sofreu o empate, que levou a decisão para os pênaltis, mas venceu os paulistas por 5 a 4.
Nas semis, eliminou o Peñarol após vencer no agregado por 6 a 3. No Rio de Janeiro, na partida de ida, o alvinegro goleou os uruguaios por 5 a 0, uma das maiores vantagens da história desta fase da Libertadores. No jogo de volta, com time misto, perdeu por 3 a 1, mas se classificou.








