Dono de um valioso e recheado elenco, o Flamengo tem um novo reforço a partir desta quarta-feira, 9: a volta de Pedro. Lesionado desde setembro de 2024, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o centroavante voltou a ser relacionado para uma partida depois de quase sete meses em recuperação.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Entre os jogadores que irão ao Maracanã para enfrentar o Central Córdoba-ARG, o camisa 9 é uma peça diferencial no elenco por seu estilo de jogo. Todavia, muita coisa mudou desde sua última partida, que foi uma derrota contra o Corinthians, em 1º de setembro de 2024, pelo Brasileirão passado.

À época, Pedro era o artilheiro do Brasil no ano, com 30 gols em 43 jogos. E, apesar da boa fase, o time derrapava, comandado ainda por Tite.

Ou seja, Filipe Luís, atual treinador, nunca no seu trabalho pôde escalar um centroavante de boa estatura, com excelente capacidade de pivô e forte no jogo aéreo. Em 2024, ainda contava com Gabriel Barbosa, que entrega outros predicados, mas foi decisivo no título da Copa do Brasil.

Já para 2025, a realidade é outra. Além de Juninho, recém-contratado, que atua centralizado – mas com outras características -, o técnico utilizou Gonzalo Plata e Bruno Henrique pelo meio, apesar do histórico da carreira de ambos ter mais escalações pelos lados (como os mapas de calor abaixo evidenciam).

Mapa de calor de Bruno Henrique no Campeonato Carioca de 2025 - Sofascore