Em 2018, ainda durante a disputa da semifinal da Libertadores, o então presidente argentino Maurício Macri disse torcer para que a final não fosse entre Boca Juniors e River Plate. “Para ser sincero prefiro que ganhe um clube brasileiro e não tenhamos essa final, porque seriam três semanas sem dormir […]. O time que perder demorará 20 anos para se recuperar”, sentenciou Macri a à rádio FM La Meca.
Para sua desgraça, o Super Clássico ocorreu (foi parar no Santiago Bernabéu, em Madri) e o derrotado foi seu time do coração, o Boca, do qual também foi presidente nos áureos anos de Riquelme, Bianchi e companhia. Ironicamente, o próprio futebol argentino não se recuperou daquele título do River na capital espanhola: desde então, só clubes do Brasil venceram a competição, empatando em 25 a 25 o retrospecto geral por países.
A final de sete anos atrás faz lembrar, em certos aspectos, a decisão de 2025 entre Palmeiras e Flamengo. A apreensão pelo duelo marcado para Lima, no Peru, em 29 de novembro, durará um interminável mês. Em meio a inflamados bate-bocas entre as diretorias, o medo de perder permeará os debates e certamente entrará em campo.
A final de 2021, vencida pelo Palmeiras, é uma lembrança inesquecível para ambas as torcidas. Neste sentido, não há protagonista maior do que Andreas Pereira.
O histórico erro de Andreas Pereira
Estádio Centenário, Montevidéu, 27 de novembro de 2021. O icônico campo uruguaio foi palco de uma das trapalhadas mais marcantes da história do futebol brasileiro. Aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação, quando o placar marcava 1 a 1, Andreas Pereira recebeu um passe de David Luiz na defesa, titubeou e entregou a bola nos pés de Deyverson, que superou Diego Alves e marcou o gol do título alviverde.
Inevitavelmente, o meia nascido na Bélgica, diversas vezes convocado pela seleção brasileira, foi apontado como vilão pelos rubro-negros. No mesmo dia, o jogador foi às redes sociais para se desculpar.
“Nação, estou aqui com coração apertado! Hoje eu errei! Não faltou vontade, raça… e nunca vai faltar! Momentos difíceis mostram o caráter do nosso grupo que nesses três meses me acolheu na família Flamengo com tanto carinho! Peço desculpas pelo erro de hoje! 🙏🏼😔❤️🖤 Eu prometo, vou reconquistar vocês!”, escreveu Andreas.






