O Cruzeiro bateu o Lanús, nesta quarta-feira, 30, e é finalista da Copa Sul-Americana. Assim, o estado de Minas Gerais confirmou presença dupla em decisões continentais, tendo em vista que, na última terça-feira, 29, o Atlético Mineiro garantiu vaga na final da Copa Libertadores, ao eliminar o River Plate.

Os feitos garantiram que, após 27 anos, dois times mineiros estejam simultaneamente com chance de conquistar um troféu internacional. Naquela temporada, a Raposa ocupava o espaço da competição mais badalada, decidindo a Libertadores, enquanto o Galo decidiu a Copa Conmebol, equivalente à Sula nos dias de hoje.

Em 1997, ambos saíram campeões. À época, o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal e dominou a América pela segunda oportunidade (a primeira havia sido em 1976). No caso do Atlético, superar o Lanús representou a conquista do segundo título de Conmebol de sua história, já que o troféu havia sido levantado pelo time preto e branco pela primeira vez na temporada de 1992

Relembre os títulos

A Libertadores de 1997

Cruzeiro campeão da Libertadores em 1997

Jogadores do Cruzeiro posados na final da Libertadores de 1997 contra o Sporting Cristal no Mineirão – Arquivo PLACAR

O time celeste que venceu a Libertadores de 1997 tinha Paulo Autuori no comando. Então uma promessa na função, o treinador conduziu o plantel ao título, passando por um grupo com o brasileiro Grêmio e com os peruanos Sporting Cristal e Alianza Lima.

Na fase final, o Cruzeiro que tinha nomes como Dida, Wilson Gottardo, Ricardinho, Palhinha, Elivélton e Marcelo Ramos seguiu eficiente. Antes da final, o mata-mata contou com classificações sobre El Nacional, do Equador, Grêmio e Colo Colo, do Chile.

A Copa Conmebol de 1997

Atlético Mineiro foi campeão da Conmebol de 1997 - Divulgação / Atlético